E. E. LUIZ DE BESSA - 3º ANO


                   O OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM

Comumente ouvimos falar em sociologia, em sociólogo, sem, contudo, compreendermos realmente de que se tratam esses dois nomes. Em primeiro lugar devemos esclarecer o que é sociologia e de que trata essa ciência.
Neste sentido, Durkheim se preocupava em conhecer cientificamente a vida social, superando as deficiências do senso comum. Após muitas pesquisas, ele chegou à conclusão de que o método deveria ser o mesmo daquele usado pelas ciências naturais, ou seja, buscar relações de causa, efeito e regularidades. Dessa forma, o papel do sociólogo é o de exprimir a realidade, sem se preocupar se os resultados serão agradáveis ou não, portanto, a tarefa do sociólogo é investigar os problemas sociais. Assim, a sociologia examina os fatos que pertencem ao reino social e estes tem uma característica própria.
Durkheim diferencia “o reino psicológico” do “reino social” o qual não pode ser reconhecido por mera introspecção. Ele procurou demonstrar que a sociologia era uma ciência autônoma porque possuía um objeto próprio: os fatos sociais.

(Adaptado de Tânia Quintaneiro, As bases conceituais da sociologia de Émile Durkheim, p. 3-5)

                                                               O que é fato social?

Antes de procurar saber qual é o método que convém ao estudo dos fatos sociais, é preciso determinar quais são esses fatos.
Se não me submeto às normas da sociedade, se ao vestir-me não levo em conta os costumes seguidos no meu país e na minha classe, o riso que provoco e o afastamento a que me submeto produzem, embora de forma mais atenuada, os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita. Aliás, apesar de indireta, a coação não deixa de ser eficaz.
Não sou obrigado a falar a língua do meu país, nem a usar as moedas legais, mas é impossível agir de outro modo. Se tentasse escapar a essa necessidade, minha tentativa seria um completo fracasso. Se for industrial, nada me proíbe de utilizar equipamentos e métodos do século passado; mas se fizer isso, com certeza vou arruinar-me.
Mesmo quando posso libertar-me e desobedecer, sempre serei obrigado a lutar contra tais regras. A resistência que elas impõem são uma prova de sua força, mesmo quando as pessoas conseguem finalmente vence-las. Todos os inovadores, mesmo os bem-sucedidos, tiveram de lutar contra oposições desse tipo.
Aqui está, portanto, um tipo de fatos que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Por isso, não poderiam ser confundidos com os fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ações; nem com os fenômenos psíquicos, pois estes só existem na mente do individuo e devido a ela. Constituem, portanto, uma nova espécie de fatos, que devem ser qualificados como sociais.

(Adaptado de Émile Durkheim, As regras do método sociológico, p. 389-390)


Os fatos sociais têm as seguintes características:

* Generalidade
* Fato social Exterioridade
* Coercitividade


• Generalidade: qualidade de todo fato social ser comum aos membros do grupo, isto é, de ser geral.

• Exterioridade: Caráter de o fato social ser exterior ao indivíduo, existir independentemente de sua vontade.

• Coercitividade: Ação exercida, pela coerção social, que obriga os indivíduos a seguir o comportamento estabelecido.

Os fatos sociais também podem ser de dois tipos: cristalizados (maneiras fixas de agir. Ex: língua, as leis, costumes vigentes, certas regras de convívio, etc.) e correntes sociais (maneiras de agir que se transformam de tempos em tempos de acordo com o contexto: moda, preferência por certos nomes, arquitetura, etc.)

Coercitividade social: o mesmo que pressão social, controle social.

Em virtude dessas características, para Durkheim os fatos sociais podem ser estudados objetivamente, como “coisas”. Da mesma maneira que a Biologia e Física estudam os fatos da natureza, a Sociologia pode fazer o mesmo com os fatos sociais.
Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo.

(Adaptado de OLIVEIRA, Pérsio Santos Introdução à Sociologia. São Paulo, 2001, p.9 a 11).

RESPONDA:

1) O sociólogo é um cientista social e, como tal deve assumir um papel. Qual é esse papel?

2) Para fazer da sociologia uma ciência autônoma, Durkheim precisou delimitar um objeto de estudo. Que objeto é esse? Quais suas características? E quais os tipos?

3) Pense em algum fato social que pode ser observado por você, explicite-o e o analise considerando o tipo e as características do fato social.